English French German Spain Italian Dutch
Traduza-me em sua língua e versifique-me em tua boca.Sinho Livre

o cofronto final




Dois espectros se encontraram para uma jura solene,um espectro negro e forte(a morte,e outro ,branco e cansado, a vida)>se aproximaram.....

-Eu sou amorte,disse o espectro negro.
-Eu sou a vida ,disse o espectro branco.Sou o que resta de vida no corpo de uma prisioneira esfomeada.Sou a última chame que brilha em um esqueleto.
-Sou forte,eterna,incansável e imutável.Erro sobre as matas,sobre os capos de batalhas,sobre cidades mortas.Sacio-me co a moldura de milhões de novos cadáveres,sou o fluxo do degelo,a árvore ao desabrochar das flores,o seio intumescido de leite,o lábio escorrendo suco.
-Eu sou a esperança.Sou a fraqueza que luta,a vida que se defende.Trago em mim o sofrimento de todos os meus irmãos .Suportei todas as suas torturtas.A noite em meu corpo reina,mas meu pensamento é luminoso e cheio de orgulho.Olhe como brilha os meus olhos!
-Teu pensamento?Uma pobre vela(Disse o espectro negro).Eu sou u braseiro,um elemento,uma força da natureza.Nasci de uma reviravolta do universo.Surgi adulta,armada de minha foice "a fonte criadora".Vi o sol iluminar-se....Verei se acabare os mundos.
-Sou a erva mais frágil.O animal mais indefeso.Sou uma fugaz passageira desta terra.Nasci da minha mãe e seu fecundo sofrimento,machuquei minhas pernas nuas,sofri para aprender matemática.Chorei,sorri,amei.Lágrima,alegria,col- éra,entusiasmo,humildade...sou um produto humano completo.Quando meu momento chegar,morrerei,porquê é imoral e desumano diferenciar-me de meus irmãos(apontou para um grupo de cadáveres o espectro branco).
-Colho entre imperadores e os grandes dessa terra-replicou o espectro negro.Os ais ricos me temem.Frequento príncipes e banqueiros.Não tens edo de mim?Tu tão trêmula em tuas magras pernas nuas...que até uma ventânia te derrubaria(Sorriu intepestivamente o espectro negro)?
-Sou amiga de uma zeladora do bairro,um livreiro da esqueina,e uma vendêdora do centro da cidade....E para te dizer a verdade, Não tenho medo de ti.Tenho pena de ti.Será que não te cansas?Esse sono que distribui aos outros não te faz inveja?Ao anoitecer da vida,quando otrabalho está feito,deve ser tão bom dormir.Não ficarias tentada???
-Para trás co tuas palavras estrtanhas(berrou o especrto negro)!Saibaque sou ua criatura do diabo...
-Mas o diabo é uma criatura de deusSaibaque fizemos progresso aqui na terra!Eque estamos bem informados.O mal não existe.Ele é apenas uma parte do bem que emancipo-see não foi feliz em suas atividades.É por isso que é invejoso e amargo.E além disso,tu provacas o vazio e torno de ti.Vives muito só!É maléficopara o cárater.
-Inseto,toma cuidado!Tu me fadigas mosquito!Pensa que em um bater de asas eu atravesso oceanos de vazios,contorno planetas,chego a planícies infinitas!Reino sobre tods os povos do universo!
-Dez quilômetros a pé e cansam(disse o espectro branco),não desejo reinar sobre outros reinos.Mas de todos os outros..me parece sempre escutar suas vozes , seus gritos de amor e de alegria.Reconheço-as,iindentifico-as,estimo-as...- .Podes compreender? Diga???
-Amor?alegria?pois...lá de onde venho escuto apenas queixas,gritos de dor e sofrimento,maldções(Falou o espectro negro).
-Pode sentir como sou forte?Aproximas de mim,aproximas...verás brisa transformar-se em tempestade...Vais ....Lanças sobre im tuas armas...Ouças, eu sou o aor,a liberdade!Ouça ainda,sou o futuro!Que dizes tu?Grita ais alto...Não te escuto....Aonde estás tu???Porquê te tornas invisível diante de im?Ódio,crueldade?Onde estás tu??Pra onde foi? fale,grite,urre......
E por não avistar ais o espectro negro,o espectro branco afastou-se cansado....Tão cansado que um sopro poderia derrubá-lo.


Obs.;
trecho do livro (adaptado) "triângulo vermelho"de catherine roux.

0 COMENTE-ME AQUI:

Postar um comentário